You are currently viewing Você sabia que o pagamento da segunda parcela do 13º salário já começa em maio?

Você sabia que o pagamento da segunda parcela do 13º salário já começa em maio?

É isso mesmo! A partir de 25 de maio, o INSS já começa a pagar a segunda parcela do 13º salário aos seus segurados e dependentes. O pagamento do benefício normalmente se inicia no segundo semestre, mas tem sido antecipado desde 2020, como forma de amenizar os efeitos econômicos sofridos com a pandemia do COVID. 

Se você recebe benefício no valor de até 1 salário mínimo, as datas de pagamento podem variar entre 25 de maio e 7 de junho. Já se o valor do seu benefício for superior ao salário mínimo, as parcelas serão pagas entre 1º e 7 de junho. A data exata do pagamento coincide com a data do próprio benefício que originou o seu 13º salário. 

Veja o calendário detalhado aqui o, assim você já memoriza logo o dia que vai receber a segunda parcela do seu 13º!

Aliás, falando em benefícios do INSS, você saberia dizer quais deles dão direito ao 13º salário? Nos tópicos abaixo, listamos para você quais são os benefícios que dão direito ao 13º:

  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença);
  • Auxílio-acidente; 
  • Auxílio-reclusão; e 
  • Salário-maternidade

E aí, acertou todos? Não foi tão difícil assim, né? Agora, só mais uma perguntinha… você sabe por que não há 13º salário para quem recebe benefício assistencial, conhecido como BPC-LOAS?

É simples! Os benefícios de Amparo às Pessoas com Deficiência e aos Idosos, previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), são benefícios assistenciais, não há previsão legal de 13º salário para eles!

Deixe um comentário